terça-feira, 10 de abril de 2018

Os 10 erros cruciais que detonaram o PT

(imagem coletada no google)
Essa postagem não tem a intenção de "malhar o partido", mas sim apenas identificar os 10 principais erros que levaram o PT, possuidor da maior militância do país, da glória ao abismo em aproximadamente 15 anos, vamos a eles?  

  1. Para começar, apesar da interessante história de lutas do Lula, jamais deveriam colocá-lo como um ser acima do bem e do mal, uma espécie de divindade que não pode ser questionada. Fato que inclusive minou o crescimento de lideranças promissoras dentro da legenda. O mesmo aconteceu com o PDT de Brizola!
  2. A partir dessa postura quase religiosa do partido, o mesmo adotou um posicionamento sistemático e perigoso ao colocar Lula como seu candidato único à presidência e na impossibilidade (após a reeleição) concorrer com Dilma, uma espécie de pupila do petista.
  3. Segundo Plínio de Arruda Sampaio, um dos nomes mais emblemáticos da esquerda brasileira, Lula e o PT jamais deveriam ter feito alianças minimamente sinistras (tais como as feitas com o PMDB e que trouxeram a figura de Michel Temer a vice-presidência) para alcançarem a vitória nas eleições de 2002. Pois deveriam manter a chapa pura, com partidos verdadeiramente comprometidos com suas causas, solidificar sua força mesmo perdendo tais eleições e se tornarem imbatíveis na seguinte, sem precisarem estabelecer concessões obtusas. Tal análise, feita muito antes do impeachment de Dilma, comprova que Plínio tinha muita razão ao se opor a construção da figura "Lulinha paz e amor".
  4. Tais concessões fizeram com que Lula e o PT praticamente abandonassem a plataforma política que construíram ao longo de mais de duas décadas como oposição. Alguns analistas chegam a afirmar que o governo Lula, mesmo com a ampliação dos programas sociais, foi uma espécie de continuação do anterior com FHC. E isso fica explícito quando observamos os lucros inéditos obtidos pelas instituições bancárias  ao longo não só do seu governo, mas inclusive no período Dilma também!
  5. No afã de impulsionar a economia através de medidas artificiais, o governo PT fez um pacto muito perigoso com grandes empreiteiras no sentido de impulsionarem grandes obras (algumas consideradas desnecessárias), tais como a transposição do Rio São Francisco, empreendimentos no exterior, as obras para a Copa do Mundo, Olimpíadas, etc. Criando, portanto, a brecha ideal para a corrupção. Quando esse fomento artificial precisou ser diminuído e muitas vezes interrompido, a economia entrou em colapso, especialmente a construção civil.
    Lula (imagem coletada no google)
  6. A falta de diálogo com a "ala" mais radical do partido, o que fez muitos descontentes! Nomes de peso como Heloísa Helena e Chico Alencar, por exemplo, abandonaram o PT e criaram uma nova legenda: o PSOL. Fato que enfraqueceu o partido.
  7. As sucessivas políticas equivocadas do governo Dilma, especialmente no seu curto segundo mandato, entre elas a incapacidade de controlar a inflação, o que piorou ainda mais a crise econômica que se apresentava.
  8.  Dilma não deveria ter tentado a reeleição, pois renovou alianças visivelmente desgastadas que depois se voltaram contra ela no processo de impeachment. O PT, já que era essa a sua marca, deveria ter mais uma vez lançado Lula.
  9. A falta de diálogo do governo Dilma com o Congresso Nacional (o que nunca aconteceu no período Lula), levando a instisfaçã de várias lideranças partidárias.
  10.  A falta de uma coerência a nível nacional partidária, pois houveram casos em várias pequenas cidades do pais onde o PT, visando apenas o resultado, fez alianças com seus antagonistas, inclusive o PSDB.
É claro que o PT também acertou em diversas questões durante o período em que esteve no poder, especialmente na ampliação dos programas sociais, mas tais erros, na minha visão, foram cruciais para o seu desgaste que hoje se mostram evidentes! 

3 comentários:

  1. Nossa comentei aqui e o comentário sumiu, Misericórdia. Daqui a pouco farei outro.

    ResponderExcluir
  2. Análise muito lúcida, falta esse tipo de raciocínio nas redes sociais atualmente!

    ResponderExcluir
  3. Belo e coerente texto, parabéns Flávio. Sim muitos erros o PT cometeu, principalmente roubar e deixar roubar, cheguei acreditar um dia que as coisas mudariam, mas para entender melhor as pessoas teriam que morar aqui por exemplo, a corrupção não tem tamanho, nem dá para medir. A tristeza com a falta de emprego e recursos, muitos projetos sociais mascarados e detalhe "bolsa familia não resolve a vida de ninguém" com nosso custo de vida altíssimos é uma merreca na mesa do brasileiro. Dinheiro para um dia e o resto deles? o povo precisa de dignidade e no meu ver é e sempre será através do trabalho não através de esmola. Mas enfim, ainda acho que estamos todos perdidos, porque estão em cima do PT, sendo que o PMDB e afins são os mais perigosos, a anos vem roubando e ninguém faz nada. Sinceramente penso que todos os partidos colocados dentro de um liquidificador, não dariam nem meio copo de proveito.

    ResponderExcluir