quinta-feira, 19 de abril de 2018

Sobre Religião x Religiosidade


Imagem do Google 



"Emmanuel costuma afirmar-nos que, sem religião, seríamos na Terra, viajores sem bússola, incapazes de orientar-nos no rumo da elevação real."
Chico Xavier.


      Porque resolvi escrever sobre religião e religiosidade, na verdade é algo que  confunde a cabeça das pessoas. Li algo que me incomodou muito, não que seja de alguma religião, porque acho que se alguém professa uma religião deve seguir seus princípios. O que me incomoda é o fato da falta de respeito que algumas pessoas têm com a religião, doutrina ou qualquer uma que a pessoa resolva seguir.

Há muito tempo o homem busca um caminho, acredita que exista uma suma força capaz de ajudá-lo a se tornar ou mesmo transformá-lo em uma pessoa melhor, para a maioria das pessoas essa suma força se chama Deus.
Para que este Deus seja exaltado, constroem-se templos para que todos possam em um só propósito professar sua fé, em uma união de pensamentos iguais.
Fico pensando se todas as pessoas não acreditassem em um Deus, não acreditasse que foi ele o criador de tudo e a ciência prevalecesse. Não poderia ser um caos? Não haveria um freio nas pessoas, não temeriam nada, o bem e o mal não existiria. Então me pergunto se tudo isso não é necessário para que as pessoas sejam guiadas pelo caminho do bem? Elas precisam acreditar em alguma coisa para que possam se formar como seres humanos falhos, porem tentando encontrar um caminho que os levem para a perfeição ou quase isso.
Na visão das coisas eu acredito que tem alguém em um plano superior, nos olha e nos guia de alguma forma, gosto de acreditar em um pai celestial que me ampara em todos os momentos de minha vida. ele nos deu o livre arbítrio e podemos fazer com nossa vida o que quisermos. Acredito que para nos guiar ele coloca pessoas boas em nosso caminho para aprendermos como a um barco que precisa de um farol para guia-lo nos dias nebulosos.
O que está acontecendo é que têm muitas pessoas que se acham dona da verdade, o problema maior é o julgamento de quem entra ou não entra no reino dos céus, o problema são pessoas que se julgam Deuses e já crucificam de cara a pessoa e nem por um instante ela pensa no lado ser humano. Então o que é agredido de alguma forma já condena as igrejas, a bíblia e até mesmo Deus.
Meu avô sempre dizia que a verdadeira religião é aquela onde você se sente bem e vive os ensinamentos dela, mas somente para o bem. Usar a todo instante a empatia e tomar cuidado em detonar a igreja do outro por julgar que a sua religião é a verdadeira, fazendo isso você se torna um hipócrita. Não cabe a você julgar o outro, a salvação é individual, então cuide da sua.
E não use a expressão, "não vem por amor, vem pela dor", é absurda, não acredito que nosso pai espiritual mande a dor e sim somos nós os causadores de nossa própria dor. São nossas ações que nos acarretam o que acontece em nossa vida, sejam elas boas ou ruins.
Tenho amigos e familiares de varias religiões e não lembro quando foi que discutimos para ver quem estava certo. Respeito e sou respeitada, dá para viver assim e muito bem.

Há sim, sobre religião X religiosidade? É muito simples:

Religião é religar o homem a Deus, quando você participa de uma igreja e lá há um sentimento, uma entrega verdadeira e sincera a Deus.
Religiosidade é uma rotina a qual você vai a igreja só para fazer um papel de cristão, não é uma entrega verdadeira, apenas porque você tem que ir para mostrar a sociedade que é um cristão. Na verdade ao sair de lá continua o mesmo hipócrita de sempre, julgando, condenando e crucificando seu próximo.
Umbanda, o cristianismo, islamismo, budismo, hinduísmo, espiritismo, maçônicos e dentre outros, são religiões e doutrinas lindas, estude e veras.
Não são as religiões e doutrinas que não são verdadeiras, são as pessoas que as usam de forma desumana.
Finalizando, tenha mais humanidade e respeite a religião ou qualquer pensamento do seu irmão, lembrando que é sempre bom conhecer qualquer religião ou doutrina antes de sair por ai falando bobagens. 



"Faça o bem sempre que puder, compreenda o outro sempre que puder, respeite o outro sempre que puder, julgue mais a si e mude a si mais do que querer mudar o outro, ajude o outro sempre que puder e vibre amor aqui e agora sempre que puder."

Sabrina R. Pellizari

Um comentário:

  1. Verinha, mais um texto muito bom e oportuno! Afinal, o que vemos hoje em dia na nossa sociedade é a intolerância onde cada um quer mostrar que a sua religião é a melhor, quando na verdade essas pessoas poderiam conviver muito bem com as diferenças!

    ResponderExcluir