terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sobre a liberdade (o nicho)

O que é liberdade ?

O conceito de liberdade possui várias interpretações dependendo da época e da questão que está sendo abordada, mas de maneira objetiva o dicionário Aurélio online apresenta as seguintes definições: ideias liberais (direitos garantidos ao cidadão), licença, franqueza, ousadia, demasiada familiaridade, imunidades, regalias, desassombro, etc. Ainda segundo tal dicionário, a palavra liberdade significa expressamente a condição de gozar dos direitos fundamentais plenos e a garantia de se expressar e fazer tudo aquilo que deseja sem que isso prejudique alguém ou vá contra as leis vigentes. Como podemos observar "liberdade" é de fato uma palavra muito intensa, forte e que pode conter várias "lógicas" em si. Um verdadeiro nicho de ideias aleatórias prontas para serem executadas, porém condicionadas aos limites do bom senso.

Nesse primeiro artigo gostaria de promover uma rápida reflexão a cerca da liberdade, afinal é uma palavra muito utilizada, porém pouco compreendida e mal interpretada. Muitos a confundem com permissividade, ação sem limites, anarquia não fundamentada e acabam deturpando a ideia que poderia simplesmente libertá-los.

Outros buscam na liberdade algo complexo, moldando-a com a argila da religião, do seio familiar, de ideologias que usam e abusam da força  e da ilusão como argumentos, etc. Sendo explícita, no entanto, na simplicidade dos ensinamentos do mestre Jesus, Buda, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco de Assis, Chico Xavier e milhares de anônimos de boa vontade.

Pense: estamos agindo em busca da verdadeira liberdade? Permitimos, através do amor, que os cativos possam arrebentar suas amarras? Liberdade é pratica diária, é fundamento coletivo, pois quando ignorada serve apenas para nutrir inflados egos.

Bandeira do Estado de Minas Gerais: "liberdade antes que tardia"


E nesse nicho de ideias aleatórias, convidei alguns amigos para expressarem de pronto e sucintamente como definiriam a liberdade (notem como a variação é imensa das opiniões vs. aquilo que eu escrevi vs. a definição formal do dicionário):

"Liberdade é poder fazer o que se quer fazer desde que não interfira na liberdade alheia." (André Mansim - escritor)

"Querer-se livre é também querer os outros livres" (Agnes Rissardo citando Simone de Beauvoir - professora de literatura brasileira e comparada)


"Liberdade é poder ir, vir, comer, acordar e dormir sem ter que se preocupar em dar satisfações inclusive para a própria consciência." (Kristianne Brant - médica)

"Liberdade é almoçar às dez da manhã só pela vontade e não esperar para cumprir convenções" (Betão - comércio popular) 

"Liberdade é ser quem você é de verdade" (Renata Raphaele)

Na próxima semana curtam o  artigo da Vera e daqui a 15 solto outro! Forte abraço,
Flávio Ribeiro.

6 comentários:

  1. Olá Flavio, belíssimo texto de estreia do Nicho. Parabéns.
    Não vejo a liberdade como algo que se adquire em qualquer lugar, ela deve ser conquistada e quando somos independentes tudo fica mais fácil.
    Muito bom estar aqui. Vamos ver supero está tão linda estreia.
    Abraços :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a liberdade precisa ser conquistada, ela não cai em nossas mãos do nada!

      Ahhh e já superou!

      Excluir
  2. Sua reflexão sobre liberdade é importante. Na minha opinião, liberdade é voar livre dentro do seu espaço. Abraço Flavio. Victor Von Serran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato meu caro! Voando dentro do seu espaço e respeitando o dos outros né?

      Excluir
  3. Um bom artigo para iniciar este Nicho!
    Liberdade... sempre lembro de Cecília Meireles: "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari seja bem vinda! Pertinente citação da Cecília Meireles!

      Excluir