terça-feira, 27 de março de 2018

Beatles X Stones (nova metodologia determina enfim a melhor)

Beatles X Stones (arte por: Flávio Ribeiro)
Despido da minha condição de fã dos Rolling Stones (e grande apreciador dos Beatles), encarno o papel do pesquisador sério que, através da neohistoriografia e suas novas metodologias, trás enfim uma nova perspectiva para a velha questão: qual a melhor banda da história? Beatles ou Stones? 

Para esse artigo realizei uma extensa pesquisa em múltiplas fontes e, como já esperava, dei de cara com muitos trabalhos tendenciosos que na verdade nada somam para o esclarecimento do tema! Muita vaidade e poucos critérios lógicos!

Outro aspecto que precisa ser devidamente exposto é que essa rivalidade se dava apenas nas grandes mídias e entre alguns fãs, já que na prática nunca aconteceu diretamente entre as bandas, muito ao contrário, eram bons amigos! E essa camaradagem ficou explicita quando os Beatles deram uma de suas composições para os Stones visando alavancar a carreira de Jagger e sua turma.

(I wanna be your man - presente dos Beatles aos Stones)

 
 
Em resumo, porque não é essa a proposta do artigo, Beatles e Stones foram produtos (em diferentes níveis de atuação) de uma mente brilhante: Andrew Loog Oldham, que foi assessor de imprensa dos rapazes de Liverpool e pouco tempo depois produtor dos Rolling Stones!

Andrew Loog Oldham (imagem do google)
Inteligente, astuto e ambicioso, o jovem Andrew após "deixar os Beatles" tratou de ter sob seu controle outra banda com a mesma qualidade e que também pudesse moldá-los, assim como Brian Epstein fizera com os Beatles. Os Stones, já bem conceituados nos pubs e pequenas casas de shows londrinos, era a escolha certa!

Nesse contexto, Beatles e Stones foram literalmente lapidados, para estarem mais adequados ao mercado fonográfico e de entretenimento. Dessa forma, tiveram suas origens camufladas, músicos sacados das formações originais, visual alterado e muito mais!

Contudo, imitar os Beatles não seria a solução! Apenas mais do mesmo! Seu grande mérito foi criar essa rivalidade fazendo com que os Stones fossem vistos como os antagonistas dos Beatles, o que de fato funcionou muito bem!

(Love me do - um dos primeiros sucessos dos Beatles que não tinha Ringo, mas Andy White)
1962

 
 
E quando pensamos numa análise científica que possa logicamente comparar as duas bandas se torna primordial de cara descartarmos certos parâmetros frequentemente utilizados:

  1. A longevidade das bandas, o que daria franca vantagem aos Stones, pois cada época teve suas próprias tendências, adventos musicais, influências múltiplas, etc. Ou seja, não dá para comparar Os Beatles de 1968 com os Stones de 2018.
  2. A popularidade das bandas, o que daria franca vantagem aos Beatles, pois esse critério pode determinar outras questões, inclusive de penetração nas diversas classes, mas nunca qualidade sonora!
  3. As formações diferentes da primeira oficial que se popularizou.
  4. O público dos shows ao vivo, que daria vantagem aos Stones, pois o gigantismo das apresentações com bandas solo ocorreu com maior frequência apenas a partir da segunda metade dos anos 70.
  5. O ranking das rádios durante os anos sessenta, pois as mesmas estavam sujeitas a determinadas influências que nunca determinarão qualidade sonora!
  6. A quantidade de discos lançados, por questão evidente!
  7. As primeiras obras das bandas que estavam focadas em composições de terceiros, pois não carregam assim a essência plena de um trabalho musical:compor!
  8. Obras que não estejam focadas na música: entrevistas, filmes, etc.
 O recorte temporal

Perante o exposto, chegamos ao seguinte recorte temporal: de 1965 a 1968. Ou seja, do primeiro disco pleno dos Stones Out of our heads (1965) até a saída de Brian Jones da mesma (8 de junho de 1968). Note que a batalha fica restrita apenas por frenéticos quatro anos!

A pontuação
  1. A cada item vitorioso a banda ganha 4 pontos e a cada empate 2.
  2. Aquela que somar a maior quantidade de pontos será declarada vencedora. 
Primeiro critério - Formação específica

A formação específica leva apenas em consideração o músico e seu instrumento principal dentro da banda!

BEATLESSTONESINSTRUMENTO/FUNÇÃOVENCEDORPONTOS
RINGO
PAUL
GEORGE
JOHN
VÁRIOS
APOIO BASE
APOIO VARIADO
 B. VOCAL
ELEMENTOS
CHARLIE
 BILL 
KEITH
BRIAN
MICK
APOIO BASE
APOIO VARIADO
B. VOCAL
ELEMENTOS
 BATERIA
BAIXO
GUITARRA
GUITARRA
VOCAL
TODOS
TODOS
VARIADOS
ELEMENTOS
CHARLIE
PAUL
EMPATE
BRIAN
MICK
STONES
BEATLES
STONES
STONES
4
4
2 - 2
4
*1 
*1
*1
*1

* Quesitos de apoio: Não pode ter valor integral de 4 pontos, pois não configuram integrantes, mas extremamente relevantes, por isso vale 1 ponto. 

TOTAL FORMAÇÃO ESPECÍFICA: BEATLES 7 X 17 STONES


Segundo critério - Fidelidade às origens do rock

Nesse quesito é mensurado o quanto cada banda permaneceu fiel as suas origens musicais (blues e rock and roll) até o fim do recorte temporal aqui aplicado.

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

50%

50%
 ---EMPATE

2 - 2

TOTAL FIDELIDADE ÀS ORIGENS: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL ATÉ O MOMENTO: BEATLES 9 X 19 STONES

Terceiro critério - Estrutura das letras

Tal quesito mensura a qualidade estrutural das letras: métrica, poesia, etc.

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

70%

30%
 ---BEATLES

4

TOTAL ESTRUTURA DAS LETRAS: BEATLES 4 X 0 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 13 X 19 STONES

Quarto critério - Relevância das letras

Aqui é determinante o quanto a banda estava antenada ao seu próprio contexto de época nas suas composições

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

50%

50%
 ---EMPATE

2 - 2

TOTAL RELEVÂNCIA DAS LETRAS: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 15 X 21 STONES

 Quinto critério - Estrutura dos acordes

 Nesse quesito o importante é a riqueza estrutural dos acordes e suas variantes.

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

50%

50%
 ---EMPATE

2 - 2

TOTAL RELEVÂNCIA DAS LETRAS: BEATLES 2 X 2 STONES
 TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 23 STONES 

Sexto critério - A contracultura

Já que estamos julgando a melhor banda de rock, a contracultura deve ser levada em consideração, ou seja, quem questionou mais os valores sociais da época em análise?

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

40%

60%
 ---STONES

4

TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 0 X 4 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 27 STONES

 Sétimo critério - Criatividade

Variedade dos temas musicais apresentados

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

45%

55%
 ---STONES

4

TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 0 X 4 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 31 STONES

Oitavo critério - Performance de estúdio

Todo o trabalho desenvolvido pelos músicos nos estúdios durante as gravações. 

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

50%

50%
 ---EMPATE

2 - 2

TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 19 X 33 STONES


Nono critério - Na lata!

Aqui tive o cuidado de questionar exatos 100 amigos com boa cultura musical! Sem formalidades e maiores explicações a pergunta foi: "você prefere Beatles ou Stones?

BEATLESSTONESINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

60%

40%
 ---BEATLES

4

TOTAL NA LATA: BEATLES 4 X 0 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 23 X 33 STONES

* Devido as diferentes formações dos 100 amigos entrevistados, creio eu ser uma micro amostra relevante daquilo que seria o todo.
** Aos meus amigos músicos e fãs de uma das bandas nem perguntei.


Décimo quesito - álbum vs. álbum

Uma análise direta álbum por álbum do período delimitado!

BEATLESSTONESLANÇAMENTOVENCEDORPONTOS
HELP!
RUBBER SOUL
REVOLVER
SGT. PEPPER´S
MAGICAL M. TOUR
WHITE ALBUM
OUT OF OUR HEADS
DECEMBERS CHILDREN
AFTERMATH
 BETWEEN THE BUTTONS
THEIR S. M. REQUEST
BEGGARS BANQUET
 08/1965 - 07/1965
12/1965 - 12/1965
08/1966 - 06/1966
06/1967 - 02/1967
11/1967 - 12/1967
11/1968 - 12/1968
EMPATE
BEATLES
STONES
BEATLES
EMPATE
BEATLES
 2 - 2
4
4
4
2 - 2


TOTAL NA LATA: BEATLES 16 X 8 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 39 X 41 STONES



Comentários:
  • HELP! X OUT OF OUR HEADS: Aqui houve um empate técnico, pois se pelo lado dos Beatles temos um disco sensacional com faixas como "Help!", "Ticket to ride" e "Yesterday", pelo lado dos Stones temos uma obra visceral com "The last time", "The spider and the fly" e o hino do rock and roll "Satisfaction".
  • RUBBER SOUL X DECEMBERS CHILDREN: Nesse embate Beatles leva com louvor, pois Rubber Soul é o que chamo de disco completo, ou seja, ouvir de ponta a ponta. Na minha opinião, se trata de um disco impecável! Tal qualidade é latente, como por exemplo na faixa "Norwegian wood". Já o December Children é um disco muito bom, que possui faixas incríveis tais como "Get off of my cloud" e "As tears go by". Seu erro foi ter encontrado o Rubber Soul para ser comparado!
  • REVOLVER X AFTERMATH: Aqui os Stones viram o jogo, pois o álbum Revolver é absolutamente fantástico, especialmente em "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine", mas não é tão impactante como o Aftermath e  as poderosas "Mother´s little helper", "Paint it Black" e "Under my thumb".
  • SGT. PEPPER´S X BETWEEN THE BUTTONS: Nessa batalha os Beatles não deram chance, pois fizeram um disco que revolucionou o cenário musical com Sgt. Pepper´s, enquanto Between the Buttons é apenas um bom disco, talvez mais conceitual.
  • MAGICAL MISTERY TOUR X THEIR SATANIC MAGESTIES REQUEST: Influenciados pelo Sgt Pepper´s, os Stones fizeram uma obra antológica no Satanic a destacar "Citadel", "2000 lights years from home" e "Shé a rainbow", mas é parelho a obra prima dos Beatles com "All you need is love", "Penny Lane" e "Strawberry fields forever".
  • WHITE ALBUM X BEGGARS BANQUET: de fato uma difícil decisão, pois com um dos melhores discos da história, White Album é repleto de hits como "While my guitar gently weeps", "Helter Skelter" e "Revolution", mas encontrou outro disco que é presença obrigatória na estante de qualquer amante de rock, o Beggars Banquet (o banquete dos mendigos) tem clássicos como "Sympathy for the devil", "Street fighting man" e "Stray cat blues". Conclusão: empate! No  entanto, o disco dos Beatles leva ligeira vantagem por ser duplo.
Décimo primeiro critério - Itens pontuais finais

Itens extras que são relevantes, mas que não se encaixam nos critérios anteriores e na formação específica, vale metade dos pontos, ou seja: 2!

QUESITOMÚSICOINFO ADICIONALVENCEDORPONTOS

GENIALIDADE
SEGUNDA REFERÊNCIA

JOHN LENNON
PAUL / KEITH
 ---BEATLES
EMPATE
2
1 - 1

TOTAL ITENS PONTUAIS: BEATLES 3 X 1 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 42 X 42 STONES

PLACAR FINAL:  BEATLES 42 X 42 STONES

Oh nãooooooo.... Empate!
        Pelo visto a briga continua........

Um comentário:

  1. Flavio estou aqui dando altas gargalhadas, muito bom texto, claro que eles iriam empatar, são bandas extraordinárias, cada um com seu estilo em nada uma lembra a outra, vejo os Beatles como figuras vintage(algo clássico, antigo e de excelente qualidade).
    Um abraço e parabéns.

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