Beatles X Stones (arte por: Flávio Ribeiro) |
Despido da minha condição de fã dos Rolling Stones (e grande apreciador dos Beatles), encarno o papel do pesquisador sério que, através da neohistoriografia e suas novas metodologias, trás enfim uma nova perspectiva para a velha questão: qual a melhor banda da história? Beatles ou Stones?
Para esse artigo realizei uma extensa pesquisa em múltiplas fontes e, como já esperava, dei de cara com muitos trabalhos tendenciosos que na verdade nada somam para o esclarecimento do tema! Muita vaidade e poucos critérios lógicos!
Outro aspecto que precisa ser devidamente exposto é que essa rivalidade se dava apenas nas grandes mídias e entre alguns fãs, já que na prática nunca aconteceu diretamente entre as bandas, muito ao contrário, eram bons amigos! E essa camaradagem ficou explicita quando os Beatles deram uma de suas composições para os Stones visando alavancar a carreira de Jagger e sua turma.
(I wanna be your man - presente dos Beatles aos Stones)
Em resumo, porque não é essa a proposta do artigo, Beatles e Stones foram produtos (em diferentes níveis de atuação) de uma mente brilhante: Andrew Loog Oldham, que foi assessor de imprensa dos rapazes de Liverpool e pouco tempo depois produtor dos Rolling Stones!
Inteligente, astuto e ambicioso, o jovem Andrew após "deixar os Beatles" tratou de ter sob seu controle outra banda com a mesma qualidade e que também pudesse moldá-los, assim como Brian Epstein fizera com os Beatles. Os Stones, já bem conceituados nos pubs e pequenas casas de shows londrinos, era a escolha certa!
Nesse contexto, Beatles e Stones foram literalmente lapidados, para estarem mais adequados ao mercado fonográfico e de entretenimento. Dessa forma, tiveram suas origens camufladas, músicos sacados das formações originais, visual alterado e muito mais!
Contudo, imitar os Beatles não seria a solução! Apenas mais do mesmo! Seu grande mérito foi criar essa rivalidade fazendo com que os Stones fossem vistos como os antagonistas dos Beatles, o que de fato funcionou muito bem!
Andrew Loog Oldham (imagem do google) |
Nesse contexto, Beatles e Stones foram literalmente lapidados, para estarem mais adequados ao mercado fonográfico e de entretenimento. Dessa forma, tiveram suas origens camufladas, músicos sacados das formações originais, visual alterado e muito mais!
Contudo, imitar os Beatles não seria a solução! Apenas mais do mesmo! Seu grande mérito foi criar essa rivalidade fazendo com que os Stones fossem vistos como os antagonistas dos Beatles, o que de fato funcionou muito bem!
(Love me do - um dos primeiros sucessos dos Beatles que não tinha Ringo, mas Andy White)
1962
E quando pensamos numa análise científica que possa logicamente comparar as duas bandas se torna primordial de cara descartarmos certos parâmetros frequentemente utilizados:
- A longevidade das bandas, o que daria franca vantagem aos Stones, pois cada época teve suas próprias tendências, adventos musicais, influências múltiplas, etc. Ou seja, não dá para comparar Os Beatles de 1968 com os Stones de 2018.
- A popularidade das bandas, o que daria franca vantagem aos Beatles, pois esse critério pode determinar outras questões, inclusive de penetração nas diversas classes, mas nunca qualidade sonora!
- As formações diferentes da primeira oficial que se popularizou.
- O público dos shows ao vivo, que daria vantagem aos Stones, pois o gigantismo das apresentações com bandas solo ocorreu com maior frequência apenas a partir da segunda metade dos anos 70.
- O ranking das rádios durante os anos sessenta, pois as mesmas estavam sujeitas a determinadas influências que nunca determinarão qualidade sonora!
- A quantidade de discos lançados, por questão evidente!
- As primeiras obras das bandas que estavam focadas em composições de terceiros, pois não carregam assim a essência plena de um trabalho musical:compor!
- Obras que não estejam focadas na música: entrevistas, filmes, etc.
O recorte temporal
Perante o exposto, chegamos ao seguinte recorte temporal: de 1965 a 1968. Ou seja, do primeiro disco pleno dos Stones Out of our heads (1965) até a saída de Brian Jones da mesma (8 de junho de 1968). Note que a batalha fica restrita apenas por frenéticos quatro anos!
A pontuação
- A cada item vitorioso a banda ganha 4 pontos e a cada empate 2.
- Aquela que somar a maior quantidade de pontos será declarada vencedora.
Primeiro critério - Formação específica
A formação específica leva apenas em consideração o músico e seu instrumento principal dentro da banda!
BEATLES | STONES | INSTRUMENTO/FUNÇÃO | VENCEDOR | PONTOS |
RINGO PAUL GEORGE JOHN VÁRIOS APOIO BASE APOIO VARIADO B. VOCAL ELEMENTOS |
CHARLIE
BILL
KEITH
BRIAN
MICK
APOIO BASE APOIO VARIADO B. VOCAL ELEMENTOS | BATERIA BAIXO GUITARRA GUITARRA VOCAL TODOS TODOS VARIADOS ELEMENTOS | CHARLIE PAUL EMPATE BRIAN MICK STONES BEATLES STONES STONES | 4 4 2 - 2
4
4
*1 *1 *1 *1 |
* Quesitos de apoio: Não pode ter valor integral de 4 pontos, pois não configuram integrantes, mas extremamente relevantes, por isso vale 1 ponto.
TOTAL FORMAÇÃO ESPECÍFICA: BEATLES 7 X 17 STONES
Segundo critério - Fidelidade às origens do rock
Nesse quesito é mensurado o quanto cada banda permaneceu fiel as suas origens musicais (blues e rock and roll) até o fim do recorte temporal aqui aplicado.
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
50% |
50%
| --- | EMPATE | 2 - 2 |
TOTAL FIDELIDADE ÀS ORIGENS: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL ATÉ O MOMENTO: BEATLES 9 X 19 STONES
Terceiro critério - Estrutura das letras
Tal quesito mensura a qualidade estrutural das letras: métrica, poesia, etc.
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
70% |
30%
| --- | BEATLES | 4 |
TOTAL ESTRUTURA DAS LETRAS: BEATLES 4 X 0 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 13 X 19 STONES
Quarto critério - Relevância das letras
Aqui é determinante o quanto a banda estava antenada ao seu próprio contexto de época nas suas composições
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
50% |
50%
| --- | EMPATE | 2 - 2 |
TOTAL RELEVÂNCIA DAS LETRAS: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 15 X 21 STONES
Quinto critério - Estrutura dos acordes
Nesse quesito o importante é a riqueza estrutural dos acordes e suas variantes.
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
50% |
50%
| --- | EMPATE | 2 - 2 |
TOTAL RELEVÂNCIA DAS LETRAS: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 23 STONES
Sexto critério - A contracultura
Já que estamos julgando a melhor banda de rock, a contracultura deve ser levada em consideração, ou seja, quem questionou mais os valores sociais da época em análise?
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
40% |
60%
| --- | STONES | 4 |
TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 0 X 4 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 27 STONES
Sétimo critério - Criatividade
Variedade dos temas musicais apresentados
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
45% |
55%
| --- | STONES | 4 |
TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 0 X 4 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 17 X 31 STONES
TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 19 X 33 STONES
Oitavo critério - Performance de estúdio
Todo o trabalho desenvolvido pelos músicos nos estúdios durante as gravações.
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
50% |
50%
| --- | EMPATE | 2 - 2 |
TOTAL CONTRA-CULTURA: BEATLES 2 X 2 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 19 X 33 STONES
Nono critério - Na lata!
Aqui tive o cuidado de questionar exatos 100 amigos com boa cultura musical! Sem formalidades e maiores explicações a pergunta foi: "você prefere Beatles ou Stones?
BEATLES | STONES | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
60% |
40%
| --- | BEATLES | 4 |
TOTAL NA LATA: BEATLES 4 X 0 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 23 X 33 STONES
* Devido as diferentes formações dos 100 amigos entrevistados, creio eu ser uma micro amostra relevante daquilo que seria o todo.
** Aos meus amigos músicos e fãs de uma das bandas nem perguntei.
** Aos meus amigos músicos e fãs de uma das bandas nem perguntei.
Décimo quesito - álbum vs. álbum
Uma análise direta álbum por álbum do período delimitado!
BEATLES | STONES | LANÇAMENTO | VENCEDOR | PONTOS |
HELP! RUBBER SOUL REVOLVER SGT. PEPPER´S MAGICAL M. TOUR WHITE ALBUM |
OUT OF OUR HEADS
DECEMBERS CHILDREN
AFTERMATH
BETWEEN THE BUTTONS
THEIR S. M. REQUEST
BEGGARS BANQUET
| 08/1965 - 07/1965 12/1965 - 12/1965 08/1966 - 06/1966 06/1967 - 02/1967 11/1967 - 12/1967 11/1968 - 12/1968 | EMPATE BEATLES STONES BEATLES EMPATE BEATLES | 2 - 2 4 4 4
2 - 2
4
|
TOTAL NA LATA: BEATLES 16 X 8 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 39 X 41 STONES
Comentários:
- HELP! X OUT OF OUR HEADS: Aqui houve um empate técnico, pois se pelo lado dos Beatles temos um disco sensacional com faixas como "Help!", "Ticket to ride" e "Yesterday", pelo lado dos Stones temos uma obra visceral com "The last time", "The spider and the fly" e o hino do rock and roll "Satisfaction".
- RUBBER SOUL X DECEMBERS CHILDREN: Nesse embate Beatles leva com louvor, pois Rubber Soul é o que chamo de disco completo, ou seja, ouvir de ponta a ponta. Na minha opinião, se trata de um disco impecável! Tal qualidade é latente, como por exemplo na faixa "Norwegian wood". Já o December Children é um disco muito bom, que possui faixas incríveis tais como "Get off of my cloud" e "As tears go by". Seu erro foi ter encontrado o Rubber Soul para ser comparado!
- REVOLVER X AFTERMATH: Aqui os Stones viram o jogo, pois o álbum Revolver é absolutamente fantástico, especialmente em "Eleanor Rigby" e "Yellow Submarine", mas não é tão impactante como o Aftermath e as poderosas "Mother´s little helper", "Paint it Black" e "Under my thumb".
- SGT. PEPPER´S X BETWEEN THE BUTTONS: Nessa batalha os Beatles não deram chance, pois fizeram um disco que revolucionou o cenário musical com Sgt. Pepper´s, enquanto Between the Buttons é apenas um bom disco, talvez mais conceitual.
- MAGICAL MISTERY TOUR X THEIR SATANIC MAGESTIES REQUEST: Influenciados pelo Sgt Pepper´s, os Stones fizeram uma obra antológica no Satanic a destacar "Citadel", "2000 lights years from home" e "Shé a rainbow", mas é parelho a obra prima dos Beatles com "All you need is love", "Penny Lane" e "Strawberry fields forever".
- WHITE ALBUM X BEGGARS BANQUET: de fato uma difícil decisão, pois com um dos melhores discos da história, White Album é repleto de hits como "While my guitar gently weeps", "Helter Skelter" e "Revolution", mas encontrou outro disco que é presença obrigatória na estante de qualquer amante de rock, o Beggars Banquet (o banquete dos mendigos) tem clássicos como "Sympathy for the devil", "Street fighting man" e "Stray cat blues". Conclusão: empate! No entanto, o disco dos Beatles leva ligeira vantagem por ser duplo.
Décimo primeiro critério - Itens pontuais finais
Itens extras que são relevantes, mas que não se encaixam nos critérios anteriores e na formação específica, vale metade dos pontos, ou seja: 2!
QUESITO | MÚSICO | INFO ADICIONAL | VENCEDOR | PONTOS |
GENIALIDADE SEGUNDA REFERÊNCIA |
JOHN LENNON
PAUL / KEITH | --- | BEATLES EMPATE | 2 1 - 1 |
TOTAL ITENS PONTUAIS: BEATLES 3 X 1 STONES
TOTAL GERAL: BEATLES 42 X 42 STONES
PLACAR FINAL: BEATLES 42 X 42 STONES
Oh nãooooooo.... Empate!
Pelo visto a briga continua........
Pelo visto a briga continua........
Flavio estou aqui dando altas gargalhadas, muito bom texto, claro que eles iriam empatar, são bandas extraordinárias, cada um com seu estilo em nada uma lembra a outra, vejo os Beatles como figuras vintage(algo clássico, antigo e de excelente qualidade).
ResponderExcluirUm abraço e parabéns.