domingo, 14 de outubro de 2018

O velho profeta e o segredo de uma vida!

O velho profeta
Certa vez, há muitos anos atrás, caminhava por uma estrada de terra, com muito pouco movimento, quando notei um senhor aos trapos embaixo de uma árvore frutífera cantarolando uma antiga canção. Por acaso eu conhecia a letra daquela música e por um breve instante formamos uma dupla! Sorrimos e ele gentilmente perguntou sobre o meu percurso.

Aquela pergunta fora apenas o ponto de partida para abordarmos outros assuntos e assim nos conhecermos. Duas pessoas de mundos diferentes, mas com algo em comum: a disposição em ouvir o próximo sem julgamentos.

A prosa continuou e ele me disse que o planeta é muito mais antigo do que a ciência pensa e que muitas sociedades diferentes das humanas já passaram pela Terra e sucumbiram. É claro que o assunto me interessou e ao perceber que aquele não era um mendigo comum, fui dando corda para colher o máximo de informações que pudesse, tal como todo bom historiador. 

Na sequência, entre outras coisas, afirmou que tais sociedades desapareceram de acordo com um evento cíclico (que depois imaginei ser a teoria de Hercolobus, o planeta X) e nada puderam fazer, mas que a raça humana estava caminhando no sentido de dar um fim nela mesma e de maneira precoce. É claro que com um linguajar que não sei reproduzir aqui.

Ainda de acordo com aquele humilde senhor, a humanidade corria esse risco porque fez da vaidade sua base, quando na verdade deveria cultuar e propagar outras ideias. Por isso a raça humana seguiria um caminho cada vez mais bélico, de intolerância, ganância e inversão de princípios e valores.

Após esse papo precisei retomar meu caminho, pois já estava atrasado. Me despedi informalmente e prossegui com a caminhada. Já na volta, poderia seguir um caminho mais curto, no entanto optei por voltar até aquela parte da estrada para ver se dava a sorte de ainda encontrar aquele senhor, afinal nem seu nome eu sabia. Infelizmente ele não estava mais lá!

Fiquei triste por não encontrar aquele senhor, meu instinto de historiador dizia que ele tinha inúmeras coisas interessantes a contar, mas segui...

Quando cheguei ao ponto e sentei à espera da minha condução, afinal precisava voltar pra casa e estava muito distante, sondei os que estavam a minha volta a respeito daquele senhor e foi então que me disseram que ninguém sabe o nome dele e que ele não troca uma palavra com ninguém! Que vive da caridade dos outros e que mora numa caverna em meio a vegetação local. Lá o conhecem como "o louco do mato", mas pra mim será sempre o velho profeta.

Logo compreendi que ele tinha muito a ensinar, mas as pessoas não saberiam ou teriam a disposição de ouvir e assim se calou. Mas por que só falou comigo? Intui que não o julguei com o meu olhar e me comuniquei de coração aberto.

Anos depois ao ter a oportunidade de passar por lá mais uma vez, soube que o velho profeta havia sumido assim como chegou e que em sua caverna foram encontrados vários livros. Infelizmente não consegui saber mais nada, mas fiquei muito curioso em saber quais os livros que lia. Será que ele fazia anotações? Enfim, uma história que se perdeu no tempo, mas que eu nunca esqueci e precisava perpetuar de alguma forma!




0 comentários:

Postar um comentário