Seria o café nosso de cada dia a bebida dos deuses? |
Existem diferentes histórias que narram o aparecimento do café junto as sociedades antigas, contudo a que parece mais aceitável é a que relata seu surgimento na Etiópia com consequente disseminação para o Egito e posterior migração para a Europa.
A popularização da bebida, tal como a conhecemos, ganhou força quando descobriram suas propriedades que aumentam a concentração, deixando as pessoas mais despertas para com suas obrigações. Reza a lenda que isso só ocorreu quando um pastor observou que suas cabras ficavam mais dispostas ao comerem as folhas da planta.
Mas passado tanto tempo, disputas pelo produto, ciclos e o avanço da ciência, quais seriam os outros benefícios do café já reconhecidos?
- Recentes estudos indicam que pequenas doses diárias de café podem ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, entre eles o colorretal.
- Está comprovada a eficácia do café com auxiliar no combate a depressão, já que estimula a substância da felicidade: serotonina.
- O café, consumido sem exageros, é um poderoso protetor do fígado. Um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
- O café ajuda na prevenção do mal de Parkinson.
- Os consumidores de café possuem riscos menores de sofrerem com o mal de Alzheimers.
- O consumo regular de café previne contra a demência.
- O café pode diminuir o risco do estabelecimento da diabetes tipo 2 no organismo.
- O consumo do café pode ajudar nas dietas voltadas ao emagrecimento.
- O café é um importante agente de substâncias importantes para o corpo tal como a riboflavina , ou seja, vitamina B2.
- O café é uma importante fonte de ácido pantotênico, substância capaz de proteger o organismo do estresse.
É claro que existem mais benefícios comprovados do café e que não foram citados aqui, mas os apresentados são a prova cabal de que seu consumo é muito importante para o nosso bem estar geral.
Olá Flávio,
ResponderExcluirFiquei super feliz por saber disso, o café para eu é energia, minha primeira frase do dia é: vou fazer café. Já fui mais viciada, tomava horrores, mas aqui para o Norte mudei alguns hábitos, mais sucos no consumo. Amo suco de cupuaçu, muito bom.
Mas o café acho que sempre será a bebida número um, eu acho hehehe...